O que é virtualização?

A virtualização é uma tecnologia que permite criar vários ambientes simulados ou recursos dedicados a partir de um único sistema de hardware físico. Um software chamado hipervisor conecta-se diretamente a esse hardware e permite dividir um sistema em ambientes separados, distintos e seguros, conhecidos como máquinas virtuais (VMs). Essas VMs confiam na capacidade do hipervisor de separar os recursos da máquina do hardware e distribuí-los adequadamente. A virtualização ajuda você a aproveitar ao máximo os investimentos anteriores.

O hardware físico, equipado com um hipervisor, é chamado de host, enquanto as várias VMs que usam seus recursos são convidados. Esses convidados tratam recursos de computação – como CPU, memória e armazenamento – como um conjunto de recursos que podem ser facilmente realocados. Os operadores podem controlar instâncias virtuais de CPU, memória, armazenamento e outros recursos, para que os convidados recebam os recursos de que precisam quando precisam.

Uma  tecnologia que permite criar serviços úteis de TI usando recursos tradicionalmente vinculados ao hardware. Ele permite que você use a capacidade total de uma máquina física distribuindo seus recursos entre muitos usuários ou ambientes.

Em termos mais práticos, imagine que você tenha três servidores físicos com finalidades individuais dedicadas. Um é um servidor de e-mail, outro é um servidor da Web e o último executa aplicativos legados internos. Cada servidor está sendo usado com cerca de 30% da capacidade – apenas uma fração do seu potencial de execução. Mas como os aplicativos legados continuam importantes para suas operações internas, você precisa mantê-los e ao terceiro servidor que os hospeda, certo?

Tradicionalmente sim. Geralmente, era mais fácil e mais confiável executar tarefas individuais em servidores individuais: 1 servidor, 1 sistema operacional, 1 tarefa. Não foi fácil atribuir a 1 servidor vários cérebros. Mas com a virtualização, você pode dividir o servidor de e-mail em dois únicos que podem manipular tarefas independentes para que os aplicativos herdados possam ser migrados. É o mesmo hardware, você está usando mais com mais eficiência.
Uso do servidor: virtualização

Mantendo a segurança em mente, você poderia dividir o primeiro servidor novamente para poder lidar com outra tarefa – aumentando seu uso de 30% para 60% para 90%. Depois de fazer isso, os servidores agora vazios podem ser reutilizados para outras tarefas ou aposentados para reduzir os custos de resfriamento e manutenção.

 

I'm Emily

Welcome to Nook, my cozy corner of the internet dedicated to all things homemade and delightful. Here, I invite you to join me on a journey of creativity, craftsmanship, and all things handmade with a touch of love. Let's get crafty!

Let's connect